A cidade

“Itumirim” MG… o nome da cidade é de origem indígena e significa “cachoeira pequena”, nome bem apropriado para um lugar com tantas e tão belas cachoeiras, um verdadeiro convite ao ecoturismo em todas as suas vertentes.

Emoldurada pelas serras do Campestre e da Estância, localiza-se na zona sul do estado de Minas Gerais, às margens do Rio Capivari, de fácil acesso (bem às margens da BR 265), próxima a cidades como Lavras e Carrancas, possui hoje uma população de cerca de 7000 habitantes.

Dentre os inúmeros pontos turísticos da cidade podemos destacar o cânion da Pirambeira, no Rio Capivari, considerado o segundo melhor rio em Minas, para a prática de esportes radicais. Este canyon possui mais de um quilômetro de extensão, com paredões de mais de cem metros de altura e inúmeras corredeiras propícias à prática de esportes radicais como canyoning, canoagem e boia-cross. A cidade possui ainda belas trilhas e inúmeras cachoeiras,(todas de água pura e apropriada para o banho) dentre as quais se destacam a  Cachoeira do Engenho, do Curtume, das Aranhas, dos Cruz dentre tantas outras.

Com tais características a cidade começa despertar para o enorme potencial ecoturístico e a Pousada Esquinão tem orgulho em ser uma das pioneiras a se preocupar em receber bem esses turistas, contando com excelente estrutura pronta a receber os visitantes que chegam à cidade em busca de tranquilidade, natureza preservada e paisagens inesquecíveis.